Projectos

Acreditamos que reabilitar é possível.

A Persona tem vindo ao longo dos seus 20 anos de existência a participar e a desenvolver inúmeros projectos em várias áreas de intervenção social. Aqui poderá conhecê-los alguns dos mais importantes.
CLDS - Contrato Local de Desenvolvimento Social - Cidade Sol (2008 - 2011)

O CLDS foi um projecto de intervenção e desenvolvimento comunitário na freguesia de Santo António da Charneca - Cidade Sol no qual a Persona este envolvida entre 2008 e 2011, e tinha como principais objectivos: impulsionar uma abordagem integrativa das necessidades e das soluções, capacitando os membros da comunidade. Potenciar as relações de parceria entre grupos/ organizações da comunidade. O CLDS contou com as parcerias da Câmara Municipal do Barreiro, o Instituto de Segurança Social, IP., a RUMO, e o CATICA como entidade coordenadora.

Serviço de Apoio Domiciliário Integrado em Saúde Mental (2009 - 2011)

O Serviço de Apoio Domiciliário Integrado em Saúde Mental, nasceu de uma candidatura aprovada ao Programa de Apoio Integrado a Idosos (PAII) em 2009 e tinha como principais objectivos: constituir-se como uma resposta social efectiva e com Acordo de Cooperação com o Instituto de Segurança Social, que permitisse a prestação de um conjunto de serviços de apoio domiciliário, especificamente destinados à população com problemas de saúde mental e às suas famílias. Pretendia-se que esses serviços fossem o mais individualizados e personalizados de acordo com as necessidades de cada utente.

Presentemente, a instituição continua a realizar esforços para implementar este serviço, fundamental, para as pessoas e famílias que diariamente apoiamos.

Clique Solidário (2004 - 2008)

A instituição desenvolveu entre 200 e 200 o projecto Clic Solidário, que tinha como principais objectivos: combater a infoexclusão de pessoas em situação de desfavorecimento social e a certificação das mesmas, através de cursos de formação em competências básicas em Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Este projecto foi financiado pelo União Europeia, pelo Instituto da Segurança Social e pelo POSI - Programa Operacional da Sociedade da Informação.

Projectos Europeus - GRUNDTVIG I, II e III

Os projectos transnacionais desenvolvidos pela Persona, foram fundamentais para partilhar experiências e conhecer outras metodologias de trabalho na área da reabilitação psicossocial em saúde mental. Foram parceiros da instituição ao longo dos projectos GRUNDTVIG I, II e III as instituições: HUG (Inverness, Escócia), Interminds (Edimburgo, Escócia), ESTUAR Foundation (Bucareste, Roménia), JOIA - Associação de Jovens Activos (Barcelona, Espanha), Associação para Saúde Mental na Criança e na Família (Rzeszow, Polónia), ADEMM (Barcelona, Espanha), SPORA (Barcelona, Espanha). Em todos os projectos a participação dos utilizadores dos serviços foi indispensável para os resultados atingidos.

Os projectos tiveram como resultados: o desenvolvimento de acções de formação em intervenção em saúde mental nos diversos países e a criação de um Guia de Intervenção em saúde mental e em reabilitação - life project inclusion.

Os projectos tiveram o financiamento da Agência Nacional para a Aprendizagem ao Longo da Vida - http://www.proalv.pt/wordpress/