A nossa história.

A Persona - Associação para a Promoção da Saúde Mental, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que presta apoio à pessoa portadora de doença mental de evolução prolongada.

Fundada em 1991 por um grupo de pais e técnicos de saúde mental do Departamento de Psiquiatria do Hospital Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, trabalha na área da reabilitação em saúde mental e na intervenção social com pessoas em situação de desfavorecimento social. Em Maio de 1993 elaboraram-se os primeiros estatutos da Associação, marcando o seu nascimento. Posteriormente, em Julho de 1994, procedeu-se ao registo definitivo dos estatutos da Associação, publicados em Diário da República, n.º 28 de 15 de Dezembro de 1998 - III Série.

O aparecimento duma estrutura deste tipo veio responder a uma necessidade existente no domínio do apoio psicossocial em saúde mental, sendo ainda mais relevante pelo facto de na área geográfica de intervenção da Persona (concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) não existir qualquer instituição de apoio a pessoas com problemas de saúde mental.

Com sedes provisórias em diversos locais, a associação desenvolveu durante alguns anos o seu trabalho em reuniões de pais, familiares e técnicos com vista à implementação e desenvolvimento desta estrutura. Culminando em 2001, com a assinatura do protocolo com a Câmara Municipal do Barreiro e a mudança para as instalações no Parque Empresarial do Barreiro - Quimiparque.

Dispõe actualmente das seguintes respostas sociais:

- Forum Sócio-Ocupacional

- Unidade de Vida Protegida

- Paisagem Protegida - Empresa de Inserção

- Residência - Projecto para implementação de uma Unidade de Vida Autónoma

Passos importantes da nossa vida

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
Junte-se a nós.

"Promover a saúde é compreender o futuro. É acreditar no valor da diferença, é respeitar o potencial de cada pessoa. É acreditar que criar oportunidades é multiplicar caminhos e vidas. E que recuperar é possível.

Junte-se a nós. "