A nossa história.

A Persona - Associação para a Promoção da Saúde Mental, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que presta apoio à pessoa portadora de doença mental de evolução prolongada.

Fundada em 1991 por um grupo de pais e técnicos de saúde mental do Departamento de Psiquiatria do Centro Hospitalar Barreiro - Montijo, trabalha na área da reabilitação em saúde mental e na intervenção social com pessoas em situação de desfavorecimento social. Em Maio de 1993 elaboraram-se os primeiros estatutos da Associação, marcando o seu nascimento. Posteriormente, em Julho de 1994, procedeu-se ao registo definitivo dos estatutos da Associação, publicados em Diário da República, n.º 28 de 15 de Dezembro de 1998 - III Série.

O aparecimento duma estrutura deste tipo veio responder a uma necessidade existente no domínio do apoio psicossocial em saúde mental, sendo ainda mais relevante pelo facto de na área geográfica de intervenção da Persona (concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) não existir qualquer instituição de apoio a pessoas com problemas de saúde mental.

Com sedes provisórias em diversos locais, a associação desenvolveu durante alguns anos o seu trabalho em reuniões de pais, familiares e técnicos com vista à implementação e desenvolvimento desta estrutura. Culminando em 2001, com a assinatura do protocolo com a Câmara Municipal do Barreiro e a mudança para as instalações no Parque Empresarial do Barreiro - Quimiparque.

Dispõe actualmente das seguintes respostas sociais:

• Forum Sócio-Ocupacional;

• Unidade de Vida Protegida;

• Paisagem Protegida - Empresa Social;

• Residência - Projecto para implementação de uma Unidade de Vida Autónoma.

Junte-se a nós.

"Promover a saúde é compreender o futuro. É acreditar no valor da diferença, é respeitar o potencial de cada pessoa. É acreditar que criar oportunidades é multiplicar caminhos e vidas. E que recuperar é possível.

Junte-se a nós. "